Desperdício de informações, falta de objetividade e defasagem tecnológica. Digitalização acelerada, trabalho híbrido, escassez de talentos e pressão por práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). Esses são alguns dos fatores que fazem com que empresas percam desempenho e produtividade, características essenciais para a competitividade e ascensão. A competitividade deixou de estar restrita ao produto e ao preço, passando a envolver agilidade, inovação, personalização e, principalmente, eficiência operacional. Nesse contexto, organizações que não conseguem acompanhar seu próprio desempenho com precisão e velocidade acabam ficando em desvantagem.
Por outro lado, o investimento nas ferramentas corretas é capaz de otimizar cenários: de acordo com pesquisa do Venture Capital Master Guide, a popularização da IA tem potencial transformador, como a criação de novos negócios inovadores (40%), ganhos de eficiência e otimização de processos (35%).Aliada às ferramentas de mensuração de resultados, as inteligências artificiais ajudam organizações a monitorarem seu estágio de desenvolvimento, refletirem sobre os pontos fortes e quais as necessidades de aprimoramento, a fim de desenharem estratégias de melhoria.
Revisão de métricas e práticas: o novo caminho da produtividade
Nesse caminho, com as mudanças constantes no mercado e o aumento da competitividade, as empresas precisam revisar suas métricas e práticas de produtividade, adotando abordagens mais analíticas e proativas no monitoramento de suas operações. Isso envolve não apenas a mensuração de resultados, mas também a compreensão de como os processos para esse fim se dão, para que, assim, se possa identificar gargalos, corrigir ineficiências e cultivar uma cultura orientada por dados e melhoria contínua.
Como estruturar processos e expandir com eficiência
Empresas especializadas em performance operacional e consultorias de produtividade assumem um papel crucial, ajudando organizações a estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) eficientes e implementar metodologias modernas de gestão. Não basta ter arquivos com uma série de indicadores: é preciso coletar os dados certos, que sirvam aos objetivos cruciais da empresa e interpretá-los.
KPIs, Indicadores-Chave de Desempenho, e métodos de monitoramento contínuos
- Os KPIs são ferramentas essenciais na gestão da produtividade. Eles permitem transformar dados brutos em informações acionáveis. No entanto, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades em definir e utilizar KPIs de forma eficaz. Alguns dos erros mais comuns incluem:
Medir em excesso sem foco estratégico; - Usar indicadores genéricos, sem conexão com os objetivos do negócio;
- Falta de atualização e revisão periódica dos KPIs;
- Ausência de cultura orientada a resultados.
A solução está em estruturar KPIs alinhados aos objetivos organizacionais, específicos para cada setor, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos – conforme o modelo SMART (em tradução: Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal).
É necessário, também, conhecer profundamente os processos existentes. Mapeamento de processos como o Business Process Management (BPM) permite visualizar fluxos de trabalho com muito mais eficiência, por meio de ferramentas como fluxogramas e diagramas SIPOC (que documentam Fornecedores, Entradas, Processo, Saídas e Clientes de uma operação, a sigla vem do inglês Suppliers, Inputs, Process, Outputs e Customers).
Mais que isso, ao cruzar as informações colhidas é possível encontrar insights mais valiosos para direcionar o crescimento da empresa. Por exemplo: a análise de dados de monitoramento, o mapeamento de processos e o entendimento dos KPIs são alguns dos pré-requisitos para a Montevia desenhar uma estratégia de expansão da empresa. O acesso a essas informações permite a construção de ações personalizadas, considerando o cenário atual da empresa e os objetivos a serem alcançados.
Pessoas no centro da performance: o papel do time engajado
A otimização de processos e o uso de tecnologia são importantes, mas nada disso é sustentável sem uma equipe engajada. A produtividade, e o alcance dos objetivos, está diretamente ligada ao clima organizacional, à autonomia dos profissionais e à clareza de metas. Empresas que desejam promover alta performance devem investir em treinamentos constantes, feedbacks estruturados e desenvolvimento individual, reconhecimento por resultados, além de contar com uma liderança não só eficiente, mas habilidosa na gestão dos relacionamentos corporativos e orientada por dados.
No método de trabalho Montevia, o foco nas pessoas vai além: envolve um planejamento estratégico de talentos, pensado para identificar e atrair profissionais que realmente impulsionam projetos e fortalecem empresas. O objetivo é formar equipes capacitadas para enfrentar desafios complexos e alcançar resultados consistentes, sustentáveis e de longo prazo.
A Montevia pode ajudar:
A Montevia pode ajudar a identificar gargalos, propor melhorias nos processos e implementar indicadores de desempenho eficazes, que garantem maior controle e eficiência operacional.
Desde 2015, a Montevia se posiciona como uma parceira estratégica, que compreende que cada cliente possui um DNA único, formado por seus produtos, diferenciais, capacidade de investimento, suas pessoas, suas crenças e valores. Acredita que a melhor estratégia é aquela aplicada no dia a dia das empresas e atua em parceria com seus clientes para transformar estratégias em ações concretas de comunicação, marketing e vendas.
Conheça nosso passo a passo:
- Criar uma estratégia (ou entender uma estratégia já definida)
- Estabelecer objetivos de resultados financeiros e relacionados as jornadas das pessoas, dos clientes, comercial e de aprendizagem
- Definir com lideranças iniciativas de crescimento que desdobram a estratégia em ações práticas
- Levar metodologia que aceleram a execução
- Ser “fazedoria” e ajudar a implementar
- Estabelecer formas e processos que garantam produtividade e eficiência
- Criar dashboards, ferramentas, kpis e sistemas para a rotina eficiente da execução.
Da Jornada comercial à jornada do cliente, conte com a Montevia.
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